Bem-vindos!

Bons amigos, valorosos guerreiros da espada e da magia, nobres bardos e todos aqueles com quem tiver o prazer de cruzar meu caminho nesta valorosa, emocionante e por vezes trágica jornada em que me encontro! É com grande alegria e prazer que lhes dou as boas-vindas, e os convido a lerem e compartilharem comigo as crônicas e canções que tenho registradas em meu cancioneiro e em meu diário...Aqui, contarei histórias sobre valorosos heróis, batalhas épicas e grandes feitos. Este é o espaço para que tais fatos sejam louvados e lembrados como merecem, sendo passados a todas as gerações de homens e mulheres de coração bravo. Juntos cantemos, levando as vozes daqueles que mudaram os seus destinos e trouxeram luz a seus mundos a todos os que quiserem ouvi-las!Eu vos saúdo, nobres aventureiros e irmãos! Que teus nomes sejam lembrados...
(Arte da imagem inicial por André Vazzios)

Astreya Anathar Bhael

terça-feira, 28 de junho de 2011

Trilhas Sonoras Antigas I - Miklos Rozsa

Quando pequena, meu alter-ego teve contato com várias trilhas sonoras de antigos compositores e mestres da boa música, que emprestavam seu talento aos grandes contos e épicos do cinema em uma época áurea. Há tempos penso em escrever um pergaminho com esse tema, mas é fato de que tais canções são tão especiais para mim que frequentemente esperava estar inspirada para tanto.
Contudo, como a música é uma dádiva, vale mais a pena dividi-las! Nestes pergaminhas trarei algumas das canções mais inspiradoras de antigamente, junto com algumas informações sobre seus compositores. Hoje começo com meu compositor antigo favorito, o incrível Miklos Rozsa.

1 - Miklos Rozsa

Nascido em 1907 em Budapeste, compôs muitas músicas, balés e sinfonias antes de ser contratado pela Metro-Goldwyn-Mayer. Primeiro, compunha num estilo mais psicológico e noir, como na trilha sonora do filme Spellbound, de 1946, para depois adentrar uma fase marcada pelo estilo épico e religioso, inspirado num estilo grego-romano clássico. Isso se deve, claramente, ao fato de que muitos filmes daquela época possuíam cunho religioso e histórico. Existem poucos fãs do trabalho deste excelente compositor no Brasil, mas ele é referência (e com justiça!) de muitos compositores famosos, como Maurice Jarre e John Williams.

Abaixo, coloco excertos de suas duas trilhas sonoras que considero as mais bonitas: a do épico "Ben Hur" e do belíssimo "Rei dos Reis".


Star of Bethlehem - Miklos Rozsa (uma das melodias mais encantadoras e emocionantes que já escutei).


Fanfare to prelude - Miklos Rozsa (épica e impactante, já foi utilizada pela banda Manowar no início de seus shows!).


Prelude - King of Kings - Miklos Rozsa (Uma canção que certamente evoca sentimentos de elevação e glória, independentemente do contexto)

Espero que tais canções possam inspirá-los assim como assistir o capricho com o qual os prelúdios e introduções de filmes eram feitos antigamente me inspiram. Que possamos recuperar um pouco o encanto do cinema épico antigo em nossas aventuras! Independentemente de serem músicas compostas para filmes religiosos ou não, certamente estas canções podem ser utilizadas nos mais diferentes contextos e têm uma beleza atemporal.

3 comentários:

  1. Que bela nova seção, lady Astreya!

    Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Essas músicas me fazem lamentar ter descoberto o gosto por trilhas sonora somente nos dias de hoje.

    Gostei muito de "Fanfare to prelude".

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    preciso de sua ajuda. No Youtube, cujo link segue a seguir, nos primeiros 18 segundos antes do início da narrativa, penso que este fundo musical seja de uma trilha sonora de algum filme épico. Você poderia, por favor, identificar se é realmente uma trilha, e, se for, qual seria? Atenciosamente, Oseias (oseias@pratasulmultimarcas.com.br)
    Link: https://www.youtube.com/watch?v=2zWe6IJgl7o

    ResponderExcluir