Bem-vindos!

Bons amigos, valorosos guerreiros da espada e da magia, nobres bardos e todos aqueles com quem tiver o prazer de cruzar meu caminho nesta valorosa, emocionante e por vezes trágica jornada em que me encontro! É com grande alegria e prazer que lhes dou as boas-vindas, e os convido a lerem e compartilharem comigo as crônicas e canções que tenho registradas em meu cancioneiro e em meu diário...Aqui, contarei histórias sobre valorosos heróis, batalhas épicas e grandes feitos. Este é o espaço para que tais fatos sejam louvados e lembrados como merecem, sendo passados a todas as gerações de homens e mulheres de coração bravo. Juntos cantemos, levando as vozes daqueles que mudaram os seus destinos e trouxeram luz a seus mundos a todos os que quiserem ouvi-las!Eu vos saúdo, nobres aventureiros e irmãos! Que teus nomes sejam lembrados...
(Arte da imagem inicial por André Vazzios)

Astreya Anathar Bhael

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Bardo e a Estrela

Bardos apaixonados são capazes de fazer belas coisas... Cathal McGarvey, provavelmente amando uma jovem de nome Rose McCann, compôs a letra para esta linda melodia que é uma de minhas canções de taverna favoritas. A balada, apesar de possuir uma letra que narra o ponto de vista de um jovem enamorado, fica surpreendentemente bela entoada pela voz feminina.


Espero que possam aproveitar e apreciar esta bela música da tradição irlandesa tanto quanto esta humilde barda que vos fala. Para vós, trago esta noite duas encantadoras versões de "Star of the County Down" (County Down é um dos seis condados da Irlanda do Norte).






Star of the County Down - Margaret Brennan and Sheoda



Star of the County Down - Celtic Experience



Sláinte! (Palavra comumente utilizada em brindes na Irlanda - em gaélico, significa "saúde").

7 comentários:

  1. Bom, não cheguei a ver os vídeos pq isso provavelmente causaria um colapso na minha escabrosamente lenta conexão discada e gratuita. Porém, um adendo sobre a voz feminina: Em praticamente toda e qualquer propriedade acústica ela geralmente supera EM MUITO a voz masculina (afinação, amplitude, constância, permanência)... A única qualidade em que a voz masculina supera a feminina é em volume, graças à caixa toráxica monstruosamente maior. Fora isso, somos insetos na frente de deusas.

    Manifesto meu elogio a todas as mulheres por terem vozes mais bonitas, sonoras e não raramente mais sábias que nossas tronitoantes e trogloditas vernaculações cotidianas.

    Hayashi no Ie também é cultura! XD

    ResponderExcluir
  2. Haha, deveras, amigo Hayashi!

    Que possamos sempre ouvir estas belas canções entoadas por divinas vozes melodiosas em seu nobre cancioneiro, lady Astreya!

    Digo ainda que teu cancioneiro é um grande alento para meus ouvidos, acostumados com as "tronitoantes e trogloditas vernaculações" de meus guerreiros e inimigos presentes em meus Salões...

    ResponderExcluir
  3. Nobres Hayashi e Odin! Agradeço-vos por seus comentários e apreciações. Aconselho que quando tua bola de cristal estiver com uma capacidade melhor de sintonizar suas imagens e sons, ouça estas canção, caro Hayashi, pois Star of the County Down é muito bela.

    Todos possuem razão sobre a beleza da voz feminina, mas não menosprezem a voz masculina, bons amigos... há diversos bardos, inclusive nos grupos de heavy metal, com vozes poderosas e belas, e quantos cantores líricos masculinos já não abrilhantaram a música de Midgard... acredito que tanto o timbre masculino quanto o feminino tem sua beleza e encanto, apenas de formas diferenciadas... Mas é fato que as mulheres parecem ter mais aptidão para o canto, pois é bem mais difícil achar homens que cantam afinadamente do que mulheres (digo isso porque sou uma barda e também porque meu alter-ego mortal já cantou em corais - realmente a voz dos homens possui mais volume, mas a das mulheres costuma ser deveras mais afinada...).

    Fico feliz de poder proporcionar-lhe descanso dos berros de guerreiros e inimigos dos Salões de Valhalla, Odin!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado por mais uma bela melodia para alegrar nossos corações depois das batalhas da vida.

    E parabéns por seu conto ter sido selecionado para participar do Contos da Blogosfera!

    ResponderExcluir
  5. Esta é deveras uma bela melodia, nobre clérigo! Obrigada, eu senti-me contente quando vi que meus humildes escritos tinham sido selecionados...

    ResponderExcluir
  6. Vou ouvir assim que possível, Lady Astreya. Confio muito em suas indicações.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, nobre Jaco. É realmente uma canção muito bela...

    ResponderExcluir