Bem-vindos!

Bons amigos, valorosos guerreiros da espada e da magia, nobres bardos e todos aqueles com quem tiver o prazer de cruzar meu caminho nesta valorosa, emocionante e por vezes trágica jornada em que me encontro! É com grande alegria e prazer que lhes dou as boas-vindas, e os convido a lerem e compartilharem comigo as crônicas e canções que tenho registradas em meu cancioneiro e em meu diário...Aqui, contarei histórias sobre valorosos heróis, batalhas épicas e grandes feitos. Este é o espaço para que tais fatos sejam louvados e lembrados como merecem, sendo passados a todas as gerações de homens e mulheres de coração bravo. Juntos cantemos, levando as vozes daqueles que mudaram os seus destinos e trouxeram luz a seus mundos a todos os que quiserem ouvi-las!Eu vos saúdo, nobres aventureiros e irmãos! Que teus nomes sejam lembrados...
(Arte da imagem inicial por André Vazzios)

Astreya Anathar Bhael

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Violinos e melodias

Não é dos tempos de agora que tenho uma grande admiração por rabecas, ou, como vós dizeís, violinos. O som deste belo instrumento de cordas pode produzir tanto melodias extremamente alegres como as mais profundas elegias. Seus primeiros exemplares foram feitos na Itália, entre os séculos XVI e XVII, e o instrumento manteve-se inalterado por mil anos, tendo apenas a espessura de suas cordas e outros detalhes modificados no século XIX. Seus exemplares mais cobiçados em Midgard pertencem à famosa marca Stradivarius, e eles são produzidos por luthiers, uma romântica classe de trabalhadores destinados a produzir artesanalmente instrumentos de corda com caixas de ressonância. As palavra luthier e luthieria (profissão) provem do vocábulo alaúde, que em italiano se chama liuto, já que este belo instrumento foi um dos primeiros instrumentos de corda com caixa de ressonância a ser produzido. A palavra alaúde, por sua vez, vem do árabe "al'ud", que significa "a madeira".

Uma outra curiosidade é que o violino é o instrumento de cordas que tem o som mais agudo de sua família, e iguala-se a voz humana denominada Soprano (tom de voz mais agudo dentro de um coral ou grupo de cantores).

Sem mais delongas, vamos então à música! Trago-vos uma recente composição do bardo Hans Zimmer que me encantou desde a primeira vez que a ouvi...


503 - Hans Zimmer (Trilha sonora de "Anjos e Demônios").

E também uma de minhas composições clássicas favoritas...


Vilvaldi - As quatro estações - Inverno - "Largo"

5 comentários:

  1. O violino é um dos mais belos instrumentos musicais já produzidos pelo homem, e as melodias que trouxestes, como sempre agradam muito nossos ouvidos, lady Astreya.

    ResponderExcluir
  2. Abençoadas são as mãos que manuseiam tal instrumento com precisão e suavidade. E as duas canções são magníficas, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Sim, abençoados sejam aqueles que tocam o violino, e também aqueles que o constroem. Obrigada pelas palavras gentis, nobre Clérigo e grande Odin!

    ResponderExcluir
  4. Eu, pseudo-guitarrista, sempre me senti diminuído diante de músicos que dominam o violino, pois poucos instrumentos exigem tanto de quem os toca como esse. Ouvirei essas canções com a devida calma mais tarde, Lady Astreya.

    ResponderExcluir
  5. Não se arrependerá, nobre Jaco, isto eu lhe garanto!

    ResponderExcluir